MAME

O nome MAME é uma sigla que significa Multiple Arcade Machine Emulator, que em tradução direta, significa "Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade".

Foi criado por um italiano chamado Nicola Salmoria, no ano de 1995. Ele tinha um site onde era um ponto de encontro para programadores, eles criavam programas que imitavam um processador. Este programa se chama emulador. Mas para que alguém queria um programa que imita um processador? Simples, se eles conseguissem um programa que imitasse as funções de um processador ficava mais fácil fazer um jogo que usa aquele modelo de processador funcionar em um PC comum.

No início era feito um emulador para cada jogo, por exemplo, para rodar o jogo Pac-Man era necessário um emulador, para jogar Rallyx outro emulador, de forma que com o passar do tempo já havia sido criado um monte de emuladores, o que se tornou uma bagunça, então Nicola Salmoria notou que a maioria dos emuladores tinha o mesmo principio de funcionamento e resolveu fazer um emulador que tivesse dentro dele todos os emuladores juntos e deu a ele o nome de MAME.

Na teoria o MAME é uma suíte de desenvolvimento de emuladores das mais completas do mundo. Na prática ele é a realização do sonho de muitos. O dia 24 de dezembro de 1996 é uma data histórica na emulação, pois foi quando começou o desenvolvimento do MAME. A primeira versão, a 0.1 foi lançada no dia 5 de fevereiro de 1997 e com ela vinha emulado apenas 5 jogos. Hoje já passa dos 7000 e esta lista só tende a aumentar.

O MAME original só funciona através de linhas de código, porém, para facilitar a vida dos apaixonados por arcades, foram criados vários projetos de interface gráfica para o MAME (em geral, projetos extraoficiais, criados por fãs destes jogos).

Mas um emulador não é nada sem os jogos (no caso de jogos emulados, chamamos de ROM). ROM é o nome que foi dado na emulação a uma cópia de um cartucho de videogame que foi copiado para o computador. Para isso, alguém pegou o jogo original, colocou em uma placa especial (geralmente desenvolvida por ele) esta placa foi ligada ao PC e todo o conteúdo do cartucho foi copiado para o PC (isso é bem mais trabalhoso do que imagina, pois alguns jogos de arcade tinha diversas proteções que impediam a cópia).

O nome vêm do fato das memórias dos cartuchos onde fica armazenado o jogo se chamar memória rom, Random Only Memory.

Geralmente as ROMs vem compactadas no formato .zip, e para que elas sejam reconhecidas pelo MAME, não é necessário descompactá-las, e muito menos renomeá-las (se fizer isso, o MAME não irá reconhecer). Basta colocá-las na pasta chamada ''roms'', que é criada ao instalar o MAME.

Para que algumas ROMs funcionem no seu computador, porém, não bastam apenas ter o MAME instalado e a ROM na devida pasta. São necessárias, em alguns casos, as BIOS que acompanhavam os jogos nas máquinas de arcade.

As BIOS podem ser encontradas na Internet (são, em geral, arquivos bem pequenos e no formato .zip). Para instalá-las, basta fazer o mesmo procedimento que fazemos com as ROMs (jogá-las na pasta ''roms'' do MAME, sem descompactar nem renomear).

A versão mais jogada online é o Mame32k 0.64, por ser a mais leve e estável, sendo possível rodar em computadores bem antigos. Deixarei aqui para download essa versão hackeada, otimizada para os processadores Intel e AMD, nos idiomas português, inglês e espanhol, acompanha as BIOS necessárias, ícones e imagens de quase todos os jogos.

Clique aqui para baixar!

A primeira coisa a se fazer é extrair esse arquivo e criar um atalho do executável que esta dentro da pasta principal sob o nome "Mame32k-0.64-...". Você deve escolher o executável próprio para o seu processador e sistema. Ao entrar no MAME, aperte a tecla F5 para atualizar a lista de jogos instalados (faça isso sempre que colocar uma ROM nova na pasta ''roms''). Para entrar em um jogo, clique nele 2 vezes ou selecione-o e aperte a tecla ENTER.

Dentro do jogo, você verá, dependendo do jogo, mensagens em inglês e imagens distorcidas. Isto é normal, pois é exatamente o que aparecia quando uma máquina de fliperama era ligada. Após alguns segundos, a tela inicial do jogo surge.

Para jogar, é necessário simular que você está colocando fichas na máquina. A tecla configurada para isso é "Alt". Veja que quanto mais você apertar, mas créditos são inseridos. Para iniciar o jogo, aperte a tecla "Espaço".

Ao iniciar de fato o jogo, as teclas de movimento serão: setas e de ação: A, S, D, Z, X, C. Você pode trocá-las, (até mesmo para configurar um controle), apertando a tecla ''TAB''.

CONFIGURANDO OS CONTROLES

Assim que o jogo começar, aperte a tecla "TAB". Dentre as opções que aparecerão, duas delas são pra configuração de comandos:

INPUT GENERAL: Configuração dos comandos de todos os jogos do emulador. Aqui você pode mudar a configuração padrão dos comandos do MAME, qualquer nova ROM terá essa configuração.

INPUT THIS GAME: Configura os comandos para um jogo especifico, o que estiver rodando no momento em que se entra nessa opção.

JOGANDO ONLINE

Para jogar online, abra o emulador e escolha a opção "JOGAR ONLINE" na aba Arquivo. Insira um nome, em conexão é melhor deixar excelente, porque a maioria das pessoas, independente do tipo de conexão, a deixam assim, só sendo possível jogar contra alguém com o mesmo tipo de conexão. Clique em "Lista de Servidores" e o browser do kaillera começara a pingar os servidores. Quanto menor o ping, melhores são as chances de não ocorrerem lags durante um jogo.

Conecte-se no servidor escolhido. Na parte superior fica o chat para todos os usuários conectados e abaixo as salas de jogos criados. Você pode entrar em uma dessas salas ou pode criar a sua própria, escolhendo um jogo. É importante ressaltar que a disputa só é possível com pessoas que disponham do mesmo emulador e a mesma versão da ROM.

Para entrar em uma sala de jogo, escolha a sala e clique nela 2 vezes. Para criar uma sala clique em "Criar Sala" e escolha o jogo. O criador da sala determina quando o jogo vai começar, para começar o jogo basta clicar em "Começar".