ROMs

ROM é o nome que foi dado na emulação a uma cópia de um cartucho de videogame que foi copiado para o computador. Para isso, alguém pegou o jogo original, colocou em uma placa especial (geralmente desenvolvida por ele) esta placa foi ligada ao PC e todo o conteúdo do cartucho foi copiado para o PC (isso é bem mais trabalhoso do que imagina, pois alguns jogos de arcade tinha diversas proteções que impediam a cópia). O nome vêm do fato das memórias dos cartuchos onde fica armazenado o jogo se chamar memória rom, Ready Only Memory.

Geralmente as roms vem compactadas no formato .zip, e para que elas sejam reconhecidas pelo MAME, não é necessário descompactá-las, e muito menos renomeá-las (se fizer isso, o MAME não irá reconhecer). Basta colocá-las na pasta chamada ''roms'', que é criada ao instalar o MAME.

ROM ORIGINAL E ROM CLONE

Muitas vezes o mesmo jogo tem que ter algumas diferenças para poderem serem lançados em diferentes países. Os japoneses são mais liberais quando se fala em videogames, os americanos são mais rígidos. Para que todos ficassem contentes, um mesmo jogo possuía muitas versões, para exemplificar vamos pegar a rom do Dungeons & Dragons: Tower of Doom.


Na imagem vemos como ela aparece na lista de jogos do MAME. A rom destacada na imagem é a rom original, as demais são as roms clones. A rom original guarda os arquivos da rom principal, enquanto as roms clones guardam as diferenças que podem existir de um país para outro. As roms hack geralmente são roms clones.

Para que estas roms funcionem e nenhuma original fique sem seus clones existe 3 formas:

1. A forma mais comum é ter a rom original e todas as roms clones.


Note pela imagem que a rom original (ddtod.zip) é bem maior que as roms clones, para poder rodar uma das clones você vai ter que ter a rom original e mais a rom clone. Neste caso para poder jogar Dungeons & Dragons: Tower of Doom [US 940113] eu tenho que ter os arquivos ddtod.zip e ddtodur1.zip, este método também é conhecido como split (separado), é o modo padrão usado pelo emulador.

2. Podemos descompactar todas as roms clones e a rom original em uma pasta, depois compactar tudo em apenas um arquivo, sendo assim, dentro desse arquivo gerado teríamos todos os arquivos da rom original e das clones, para o emulador reconhecer todas as roms, será preciso renomear este arquivo com o nome da rom original, que no caso é ddtod.zip, este método também é conhecido como merged (fundido).

3. Você pode pegar a rom original e juntar com apenas uma rom clone que você desejar, então ao invés de aparecer as 5 roms clones listadas, irá aparecer apenas aquela que você juntou, este modo de estoque de roms é conhecido como nonmerged (não fundido).

BAIXANDO UMA ROM

Para encontrar mais facilmente um jogo, você pode seguir esses padrões de pesquisa no Google:

Nome do jogo (igual aparece na lista) + rom + o emulador
Exemplo: Dungeons & Dragons: Tower of Doom (Euro 940412) rom mame
Ou mais facilmente, digitando o nome do arquivo + rom + o emulador
Exemplo: ddtod.zip rom mame

O nome do arquivo de cada jogo é informado na lista do MAME, você pode conferir na primeira imagem em "Directorio".

Ao invés de baixar cada jogo avulso, você pode baixar packs, como esse que disponibilizei com 300 jogos, ou se preferir, há packs com praticamente todos os jogos presentes de determinado emulador, conhecidos como "Full Set". Eu tinha um aqui com 3.500 jogos e não aconselho muito não, porque se você pretende jogar online vai dar bem mais trabalho na hora de escolher manualmente um jogo da lista para criar uma sala, fora que uma parte considerável dos jogos virão com defeito e a imensa maioria você nem terá tempo suficiente para jogar, logo ocupará espaço atoa no HD.